Sobre o Autor

Bom dia, muita paz e obrigado pela visita.

Meu nome é Evandro Rafael Saracino.
Espero sinceramente que em menos de um mês eu seja licenciado e bacharel em história, sou também graduando do primeiro semestre do curso de administração.

Atuei em dois Cursinhos Populares (do Champagnat e no S.E.U) no município de Franca nos anos de 2009 e 2010. São cursinhos pré-vestibulares totalmente gratuítos voltados para a grande parcela da população impossibilitada de arcar com as despesas de um curso particular. Infelizmente a demanda é muito maior do que o número de vagas, o ideal seria que houvesse uma proliferação destes cursos populares. Aliás, seria melhor que a qualidade do ensino público fosse maior e que houvesse expansão de vagas nas universidades públicas, para que os cursinhos se tornassem desnecessários. Os cursinhos populares devem almejar não só sua expansão, como também seu fim (contraditório, porém real). 

Além dos cursinhos populares, participei por dois anos de um projeto chamado "Núcleo de Ensino". No primeiro nosso objetivo era trabalhar a "Questão agrária no Brasil" em uma escola pública próxima à zona rural de Franca. Nossa ação foi insatisfatória. Nesse segundo ano o objetivo foi trabalhar o aquecimento global com duas turmas do terceiro colegial da escola pública, ministramos todo o conteúdo, mas não me sinto contente com os resultados, existem diversos assuntos mais relevantes que poderiam ter sido trabalhados.

Atualmente trabalho com auxiliar administrativo em uma caldeiraria, Unexfort, mudei-me recentemente para Indaiatuba e passo por um período de adaptação, provavelmente ficarei afastado da sala da atuação em sala de aula por um tempo.

No que acredito? Pelo que luto de fato?

Acredito que a educação não deve ser uma indústria, acredito que todos devem ter acesso a ela segundo espectativas individuais, e não da forma atual em que nossa condição financeira nos cerceia.  Essa idéia não é de hoje, um educador do século XVII, Comenius, autor do livro "A didática Magna", tinha por principio o "tudo a todos totalmente", ou seja, todo o conhecimento a todas as pessoas. A internet é um meio que fornece espaço para a democratização do conhecimento. Meu objetico é complementar minha luta pela educação com este blog, ou seja, ele não é O meio de luta, ele é UM dos meios de luta.

Sou aberto a críticas e argumentações, desde que estas sejam feitas com o devido respeito. Os comentários anônimos estão liberados, no entanto, prefiro que vocês se identifiquem em suas postagens, gosto de saber com quem estou falando.

Pedágio realizado pelos cursinhos de Franca, para a realização do Fórum dos Cursinhos Populares, espaço anual de discussão entre os cursinhos da região (e do Estado todo ano que vem, se tudo der certo)
Minha noiva Jazz, também na luta :D
Vinicius, Lucas, Rafael e eu, será uma escadinha? Não, são alunos e professores juntos lutando por um mesmo ideal! Obrigado por tudo, a vocês que aparecem nessas fotos, e a muitos outros que se movem por uma causa.

Se eu me omiti em algum ponto, volto pra complementar
Um grande abraço e volte sempre!