terça-feira, 10 de agosto de 2010

Aula 24 - A Pecuária

Pecuária

É a domesticação e o cultivo de animais para a sua utilização seja para força de trabalho, subsistência ou fins comerciais.
Como na agricultura, existem diferentes formas de tratamento para os animais cativos.

Gado de Corte - sistema extensivo
Pecuária extensiva: É a pecuária que utiliza uma grande área destinada a pastagens, neste sistema os animais andam livremente por uma grande área. Comum para os rebanhos destinados ao corte

Pecuária intensiva: É a pecuária onde os animais se alimentam em cochos e possuem uma área restrita ou ínfima para a movimentação. Comum para os rebanhos leiteiros.

Pecuária orgânica: É o sistema pecuário que evita a utilização de anabolizantes e químicos em qualquer setor do desenvolvimento dos animais. É caracterizado pelo isolamento das propriedades e pela rigorosidade higiênica dos funcionários. Exige alta tecnologia e áreas extensas.

Pecuária de confinamento: Sistema intensivo, destinado ao corte, onde o rebanho é criado imobilizado e alimentado por rações e anabolizantes. 

Pecuária de semiconfinamento: Sistema semiextensivo, durante um período anula o gado é criado livre em pastagens, mas, durante o inverno ele é mantido em sistema de confinamento, no entanto, alimentado por pastagens reservadas no período das chuvas.

Pecuária e o mundo

Gado leiteiro - sistema intensivo
Os maiores rebanhos do mundo, por volume e produção, é o rebanho bovino. Muitas vezes lemos que o rebanho brasileiro é o maior rebanho bovino do mundo, mas, isso é verdade? Se ele é o maior rebanho bovino do mundo, ele é o mais rentável? A resposta para estas duas perguntas é não. O maior rebanho bovino do mundo é o da Índia contando com cerca de 300 mi de animais, acontece que este país, por motivos religiosos, não utiliza este animal para fins comerciais. Acontece então que o Brasil possui o maior rebanho bovino comercial do mundo. No entanto o mais rentável, pela utilização de tecnologias e saneamento é o Estado Unidense. Para se ter uma idéia, enquanto no Brasil o custo para se produzir 1kg de carne é de 0.90 dólares, para os Estados Unidos o custo é de 1.90 dólares.
Por ordem de produção, os possuidores dos maiores rebanhos econômicos são: Brasil, Estados Unidos, União Européia, Argentina e Austrália.
Quanto tratamos da Avicultura, ou seja, do cultura econômica de aves, o quadro dos maiores rebanhos econômicos não é muito diferente:
Brasil, Estados Unidos, União Européia, Tailândia e China.

Pecuária e o Brasil

No Brasil, o método de produção do gado, está tradicionalmente relacionado com o destino de sua produção. Comumente, o gado leiteiro é intensivo e o gado de corte extensivo.
Gado Confinado - prática em crescimento
Quando falamos em pecuária no Brasil, falamos principalmente das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Sendo a região Centro-Oeste a maior em produção. Nesta região encontramos tanto o gado itinerante, de baixa produtividade, com baixa fiscalização e de raças mistas, como as grandes extensões (atualmente principal colaborador para o desmatamento da floresta amazônica) de campos para a criação de gado puro, a criação de gado de corte vem lentamente se modernizando, apesar de ser um número muitíssimo baixo, neste ano, a expectativa foi de 12mil cabeças de gado em regime de semi-confinamento.
A região Sudeste do país possui gado de corte mas a sua prioridade é para o gado leiteiro.
A região Sul, terceiro em produtividade, ainda é o maior destaque no emprego de tecnologias para o gado de corte.
A região Nordeste do país possui a maior criação de caprinos e ovinos, não se destacando na produção bovina.

Problemas ambientais

Podemos citar como grande problema ambiental da produção de gado o desmatamento necessário para a sua produção, mas este problema é apenas um dos grandes problemas da produção pecuária. Esta é uma produção que demanda grandes extensões de terras e pouquíssima mão-de-obra, ou seja, grandíssimas riquezas concentradas nas mãos de pouquíssimos homens. Outra questão humana é que enquanto pensamos no fim da água potável, milhares e milhares de litros de água são utilizados para a criação do gado e outros milhares utilizados para a agricultura, são utilizados para produzir a ração deste mesmo gado.
Um problema levantado principalmente por naturalistas e vegetarianos é o da “coisificação” dos animais, ou seja, da crueldade envolvida nos sistemas pecuários, tanto na forma do abate como na criação do gado no sistema de confinamento.
Por fim falaremos da emissão de CO2 à natureza. Os rebanhos bovinos atualmente são responsáveis por grande parte do gás responsável pelo aquecimento global.

PS - Comentar é grátis e sua opinião é muito importante, diga pelo menos "eu li" obrigado. Salam

6 comentários:

Unknown disse...

Oi Buriti, nossa muito legal essa matéria. É preocupante saber que a criação de gado afeta, e muito, a natureza, o fato é que essa produção não vai parar, já que é tão rentável, vc acha que teria uma solução, pelo menos para amenizar o efeito que isso causa??

Ana Laura Oller disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, a Jack fingindo que leu, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, Buriti eu gostei das figuras!! euuuuuu li tbm \0/

Nilson Mesquita disse...

Professor Evandro,

Tomei a liberdade de pegar várias imagens que achei ótimas e bem de acordo com meu blog sem pedir sua licença. Dê uma olhada nela lá no blog e se você não concordar pode me dizer que as retiro. De qualquer maneira gostei do seu blog e me tornei seguidor. Abrços

Anônimo disse...

parabéns pelo seu blog! É muito interessante e atualizado. Uma ótima ferramenta! Obrigada pela disponibilidade!

Unknown disse...

Nossa, que legal. Está me ajudando muito para concluir uma pauta de uma entrevista sobre o setor primário. Obrigada!

Mosca de Estábulo disse...

Pessoal pra quem cria gado em confinamento e tem problema com a mosca de estábulo olha isso https://youtu.be/wShRlboExkA