quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Quanto vale a vida?

Segue uma notícia e uma música, leia os dois e pense... Eu ainda estou fazendo isso...

Quanto vale a vida?

Quanto vale a vida de qualquer um de nós?
Quanto vale a vida em qualquer situação?
Quanto valia a vida perdida sem razão?
Num beco sem saída, quanto vale a vida
São segredos que a gente não conta
São contas que a gente não faz
Quem souber quanto vale
Fale em alto e bom som

Quantas vidas vale o tesouro nacional?
Quantas vidas cabem na foto do jornal?
Às sete da manhã, quanto vale a vida?
Depois da meia-noite, antes de abrir o sinal
São segredos que a gente não conta
E faz de conta que não quer nem saber
Quem souber fale agora ou cale-se pra sempre

Quanto vale a vida acima de qualquer suspeita?
Quanto vale a vida debaixo dos viadutos?
Quanto vale a vida perto do fim do mês?
Quanto vale a vida longe de quem nos faz viver?

São segredos que a gente não conta
São contas que a gente não faz
Coisas que o dinheiro não compra
Perguntas que a gente não faz
Quanto vale a vida?

Nas garras da águia
Nas asas da pomba
Em poucas palavras:
No silêncio total
No olho do furacão
Na ilha da fantasia
Quanto vale a vida?

Quanto vale a vida na última cena?
Quando todo mundo pode ser herói
Quanto vale a vida quando vale a pena?
Quanto vale quando dói?
São coisas que o dinheiro não compra
Perguntas que a gente não faz
Quanto vale a vida?
                                    Humberto Gessinger

High Hopes - Victor Bregeda


Mineiros chilenos devem ter até 90cm de quadril para serem resgatados

Foram perfurados três buracos até o abrigo subterrâneo

Os 33 mineiros presos em uma mina no Chile não vão poder ter cintura mais larga que 90 centímetros para passar no buraco que está sendo perfurado para o resgate do grupo.

O túnel criado deve ter 66 centímetros de diâmetro e as equipes de resgate devem calcular ainda o espaço tomado pela cesta que levará cada um do abrigo em que estão a 688 metros de profundidade até a superfície.

Acredita-se que os trabalhadores perderam bastante peso durante os 17 dias em que sobreviveram com duas colheradas de atum, um gole de leite, uma mordida em um biscoito e um pouco de pêssego em conserva por pessoa a cada dois dias. Eles estão sendo alimentados com líquidos ricos em calorias até que se julgue que possam comer alimentos sólidos.

Em conversa telefônica com o presidente chileno Sebastian Piñera, o líder dos mineiros, Luis Urzua, pediu para que seu resgate ocorra até o dia 18 de setembro e disse que o grupo está "no inferno".

Piñera respondeu dizendo que não abandonará o homens e que o país todo está com eles.

'Imprudência'

Os mineiros não sabem que seu resgate está previsto para levar entre três e quatro meses. O ministro do Interior, Rodrigo Hinzpeter disse nesta quarta-feira esperar que ninguém "cometa a imprudência" de revelar aos homens este prazo.

"Pedimos aos familiares para serem cuidadosos em suas cartas. Será difícil, nós devemos dar a eles muita atenção, cuidados e apoio psicológico", disse o ministro. Não foi permitido ainda aos familiares entrarem em contato direto com os trabalhadores presos.

Está sendo criado um programa de atividades para os confinados, incluindo exercícios e atividades recreativas. Está previsto, por exemplo, que eles gravarão canções e vídeos com peças de teatro encenadas por eles.

O grupo está em um abrigo de 50 metros quadrados mas pode circular por uma área de cerca de dois quilômetros. Equipes de apoio esperam criar locais específicos para os homens desempenharem funções diferentes, como trabalho, laser, banheiros e dormir.

No último final de semana equipes de resgate conseguiram perfurar três buracos de poucos centímetros até o abrigo. Um deles leva oxigênio, outro alimentos e o terceiro é usado para comunicação.

Os mineiros estão presos desde o dia 5 de agosto, quando o principal acesso ao túnel ruiu. Eles estão a 700 metros de profundidade, e, no abrigo onde estão, eles contam dois bancos de madeira compridos.

Tanques de água, além de água contida em máquinas de perfuração e canais de ventilação ajudaram os homens a sobreviver, mas eles tinham pouca comida.

Uma perfuradora especial está sendo enviada para a mina, localizada perto da cidade de Copiapó, no norte do país, para tentar abrir uma passagem que permita a saída dos mineiros.

Noticia retirada de
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/08/100825_chile_cintura_rc.shtml?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter
acessado em 25/08/2010

Nenhum comentário: