quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Aula 26 - Setor Secundário, os tipos de indústria

O setor secundário

Faz parte deste setor, toda e qualquer atividade transformadora, ou seja, o produto bruto se transforma em um bem comercial. Para melhor visualizarmos esta situação, imagine por quantos processos de transformação uma árvore passa até se transformar em uma estante, uma folha de papel ou um palito de dentes. Verificamos que algumas vezes produtos primários passam pelo processo industrial, por exemplo, o brócolis pode ser extraído da agricultura e comercializado diretamente, no entanto, encontramos este embalado e congelado nos freezers dos mercados tornando-se um produto industrializado.

Indústria

A indústria é a estrutura onde se transforma a matéria-prima em um produto elaborado, o que resulta na agregação do valor do produto final.

Indústria Pesada

A indústria pesada é aquela que recebe matéria-prima e a transforma em um produto semi-elaborado, podemos citar como exemplo as metalúrgicas que recebem os diversos componentes necessários para a elaboração do aço. Este, por sua vez é utilizado como matéria prima na elaboração de outros produtos. Outro exemplo que podemos citar é o do ouro, ele é extraído da natureza na forma de pepitas, no entanto, ele é transformado em lingotes para a sua comercialização.

Indústria de Base

Uma indústria de base é aquela indústria que fornece as máquinas utilizadas pelas indústrias. Para que uma indústria automotiva funcione, são necessárias várias máquinas complexas em todo o percurso de sua esteira de produção, estas maquinas são fornecidas pela indústria pesada.

Indústria de Transformação

A indústria de transformação é a responsável por transformar a matéria de origem no produto final a ser entregue ao consumidor. A indústria de transformação pode ser dividida em setores mais específicos de acordo com o produto a ser entregue ao consumidor.

Bens Duráveis: São aqueles mantemos por um longo tempo, como alguns eletrodomésticos, fogão e geladeira, como os meios de transporte, carro e bicicleta, ou imóveis como casas e apartamentos. Ou seja, os bens duráveis são aqueles que compramos com uma larga expectativa de uso.

Bens de Consumo: São aqueles que compramos para um breve tempo de uso. Quando compramos um pacote de salgadinho, a expectativa de vida deste produto é extremamente pequena. Hoje, muitos produtos anteriormente considerados bens duráveis passaram para a categoria de bens de consumo, podemos citar algumas tecnologias como televisores e celulares. Essa transformação ocorreu devido ao grande boom tecnológico dos últimos anos que além de baratear alguns produtos os torna obsoletos pouco tempo após o início de sua comercialização.

Indústria de Ponta: A indústria de ponta é a indústria da transformação responsável pela produção destas tecnologias de última geração, de produtos eletrônicos como celulares e pen drives.

3 comentários:

Anônimo disse...

q legal amei precisava pro meu trabalhinho

Leonardo Silva disse...

Ótimo assunto era tudo que precisava para o meu trabalho...

Anônimo disse...

Eu amei é otimo Vc fez um trabalho e tanto nesse site