quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Aula 25 - Extrativismo

Extrativismo

É qualquer atividade recorrente da extração da natureza bruta, a agropecuária exige domesticação dos animais, a pesca e a caça não, a agricultura exige o cultivo das plantas, o desmatamento não. A extração mineral pressupõe que a região naturalmente possua os recursos a serem extraídos.

Pesca

A pesca de Atuns
A pesca é a atividade da extração de animais marinhos para fins comerciais, para a alimentação, uso ornamental e inclusive para matéria-prima. Apesar de o Brasil possuir um dos maiores litorais do mundo, sua pesca não se destaca na economia, muito diferente do que acontece no Japão.

Extração mineral

Mina de Carvão
No que diz respeito à extração mineral, podemos citar a extração de metais como o ferro e a extração de combustíveis como o carvão mineral, o gás natural e o petróleo. As fontes destes recursos são todas esgotáveis, pois, apesar de possuírem uma formação natural, a velocidade de extração pelo homem é, inúmeras vezes, maior. A extração mineral atualmente pode ser considerada o motor de nossa sociedade.

• Carvão Mineral – Combustível ainda muito utilizado. Segundo os dados do Instituto Mundial do Carvão, os cinco maiores produtores de carvão mineral são a China, Austrália, Rússia, Estados Unidos e Indonésia, sendo que os maiores consumidores são: China, Japão Rússia, Índia e Ucrânia.

• Petróleo – Principal fonte de energia. Segundo os dados do Departamento de Estatística dos Estados Unidos, os cinco maiores produtores de petróleo são: Arábia Saudita, Rússia, Estados Unidos, Irã, e China. Sendo que os maiores consumidores são: Estados Unidos, China, Japão, Índia e Rússia.
• Ferro – Segundo o IBRAM, a China é o principal produtor e também consumidor de minério de ferro, o Brasil ocupando a segunda colocação.



O Primeiro setor e o meio ambiente:

O setor de produção dos produtos bases da economia, apesar das políticas de sustentabilidade, responsável por grande parcela dos problemas ambientais do Brasil e do mundo.
Quantas vezes ao assistirmos o televisor não presenciamos a algum vazamento de petróleo que custará apenas alguns milhões dos bilhões lucrados por suas empresas extratoras, mas que custarão inúmeras vidas ao meio ambiente. Podemos ponderar inclusive sobre o crescimento do gado comercial brasileiro que acontece aos custos de nossa floresta amazônica, devastada também pela busca por diamantes e madeira de lei.
A descontrolada exploração da natureza traz conseqüências imensuráveis. Dentre estas conseqüências, podemos citar algumas mais pontuais:

Assoreamento - O desmatamento das áreas próximas aos rios torna o solo altamente erosivo, seus resíduos são arrastados para o leito do rio, tornando-o mais raso e diminuindo sua velocidade. Em longo prazo, o rio, largo e raso, pode vir a secar.

Voçoroca – Também conseqüência da remoção da vegetação do solo, consiste na formação de um buraco resultado da erosão, esta erosão acaba por tomar extensas áreas naturais.

Aquecimento Global – Resultado da desenfreada emissão de CO2, aumenta a capacidade do ar de reter calor o que torna o país cada vez mais quente, acredita-se que resultará no descongelamento das calotas polares.

PS - Pessoal, obrigado mesmo pelo "feedback", 1100 visitas! To ficando famoso hehehe. Obrigado mesmo. Salam