sexta-feira, 2 de julho de 2010

Aula 15 – Revolução Industrial, Capitalismo, Neocolonialismo e 1ª Guerra Mundial.

A revolução industrial

A revolução industrial foi um processo que transformou as relações entre o homem e seu trabalho. Com a invenção e difusão das maquinas, o homem deixa de ganhar por unidade de sua produção e passa a receber do proprietário da maquina um salário por sua jornada de trabalho. Neste momento o mundo sofre uma grande transformação, o mercantilismo é substituído pelo capitalismo.

Capitalismo

O capitalismo é o sistema vigente até hoje, mesmo tendo passado por diversas transformações.
No capitalismo o trabalho deixa de estar vinculado com a produção para passar a vincular-se com o tempo. Ganha-se com o tempo de trabalho, surgem expressões como a famosa “O tempo é dinheiro”. Todo homem passa a ser um consumidor em potencial, a escravidão se torna ultrapassada, é preciso que o trabalhador receba um salário para que ele possa consumir e a industria possa produzir mais. Com o aumento da produção, precisa-se de mais matéria-prima e de cada vez mais consumidores, o mundo passa a ser enxergado de outra maneira.

Neocolonialismo

Os países do oeste europeu que foram os primeiros a se industrializar e a viver sob o sistema do capital, deixaram de possuir matéria-prima suficiente para alimentar suas indústrias, tornou-se necessário, portanto, que se buscasse esta matéria-prima em outros locais, falamos então de um neocolonialismo, a Ásia e a África passam a sofrer incursões européias, essas incursões visam anexar seus territórios e tornar os povos fornecedores de matéria-prima e compradores de produtos industrializados, o mundo começa a se “ocidentalizar”.
Estes países do oeste europeu iniciam então uma competição, uma corrida em busca de mercado e matéria-prima. O incentivo desta corrida passa a ser o nacionalismo, cada Estado-nação julga seu povo melhor que os demais. Este sentimento de superioridade resulta em uma guerra.

1ª Guerra Mundial – um resumo

Esta competição entre os Estados deixa a Europa em uma situação muito tensa. Todos os países pensam que podem ser atacados pelos demais a qualquer momento. Começam a investir em militarismos, o clima tenso ressuscita magoas passadas, revanchismos. Todos esperam um motivo qualquer que valide uma guerra. O motivo vem quando um nobre austro-húngaro é assassinado em Sarajevo.
A tríplice Aliança: Alemanha, Império Austro-Húngaro, Bulgária, Italia e Império Turco-Otomano entra em guerra contra A tríplice Entente: França, Inglaterra, Estados Unidos, Império Russo, Portugal e Sérvia. A Italia se junta a Entente em 1915.
A Aliança vence, ganhando assim o domínio sobre as novas colônias, bem como novos territórios na própria Europa e o domínio de mercado.

PS- Mais uma vez, esta aula é apenas um resumo e será complementada. Salam.

Nenhum comentário: