quinta-feira, 29 de julho de 2010

Aula 20 - Blocos Econômicos - Complemento.

Alguns Blocos Econômicos:

CECA – Comunidade Européia do Carvão e Aço – Talvez a origem dos blocos econômicos, foi criada em 1951 na Europa como uma extração comum das jazidas de carvão e aço, com o fim de apaziguar os ânimos alterados desde a segunda guerra mundial.

UE – União Européia – Bloco Econômico europeu, hoje conta com mais de 20 países, com a perspectiva da entrada de mais países. Trata-se de um bloco econômico em estágio de União Monetária, sendo que em alguns produtos como a pesca, já utilizam de uma política comum.
Os Países Participantes são: Alemanha, Austria, Bélgica, Bulgária, Chipre, República Tcheca, Dinamaarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido, Roménia, Suécia.
Contando com alguns países em negociação: Macedônia, Croácia, Turquia, Albânia.

ALCA – Área de livre comércio das Américas – É um bloco econômico ainda em negociação, se for efetivado, contará com a participação de 34 países, tornando-se assim o maior bloco econômico. Prevê a queda da barreira alfandegária de todos os produtos de maneira gradual. Devido o grande desnivelamento dos blocos econômicos a implementação deste acordo tornaria os países mais agrários grandes fazendas dos Estados Unidos, pois a entrada barata de produtos tecnológicos barraria o desenvolvimento industrial.

ALBA – Aliança Bolivariana para as Américas – Bloco com viés de esquerda, partiu de um acordo entre a Venezuela e Cuba como uma alternativa à ALCA, esta integração econômica não se restringe ao livre comércio, dentre os acordos propostos está a cooperação financeira para um mútuo desenvolvimento bem como a troca de tecnologias.
Atualmente seus membros são: Venezuela, Cuba, Bolívia, Nicarágua, Domínica, Equador, Antigua e Barbuda e São Vicente e Granadinas.

APEC – Coperação Econômica da Ásia e do Pacífico – É uma zona preferencial de comércio entre vários países do Pacífico, surgiu devido à grande variedade de mercadorias produzidas por seus países membros, almeja a se tornar uma zona de livre comércio até 2020
Seus Membros são: Austrália; Brunei; Canadá; Chile; China; Hong Kong; Indonésia; Japão; Coreia do Sul; Malásia; México; Nova Zelândia; Papua-Nova Guiné; Peru; Filipinas; Rússia; Singapura; Taiwan; Tailândia; Estados Unidos da América; Vietnam.


MERCOSUL – Mercado Comum do Sul – É uma União Aduaneira, entre países da América do Sul, ele possuí seis países efetivos, sendo 5 em união aduaneira e 1 em zona preferencial de comércio. Os cinco são: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, sendo Israel o último membro, participante desde abril deste ano é o único país do bloco não pertencente a América do Sul.

NAFTA – Tratado Norte-Americano de Livre Comércio – Bloco Econômico que visa o desenvolvimento industrial de toda América do Norte, tem apenas três países membros, Estados Unidos, Canadá e México.

Nenhum comentário: