segunda-feira, 5 de julho de 2010

Aula 16 - Totalitarismo, Socialismo e Capitalismo

Totalitarismo

Para utilizar uma definição utilizada por Benito Mussolini, líder da Itália totalitária, “Tudo no Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado”.
O totalitarismo surge quando o Estado, utilizando de propagandas, de discursos e de obras populares, mescla o sentimento nacional com o amor ao Estado. O grande aumento do sentimento patriótico torna os cidadãos mais suscetíveis às medidas tomadas pelo Estado e os líderes de Estado, com isso, vão gradualmente conquistando mais força para o Estado, tornado este inquestionável.
Um Estado totalitário tem a característica de poder contar com o apoio popular mesmo em suas atitudes anti-democráticas. Outra de suas características é o sentimento de superioridade e xenofobismo, que podem ser usados para validar expansões territoriais. O Totalitarismo pode ser tanto atrelado ao Capitalismo quanto ao Socialismo

Socialismo

Com a industrialização, a sociedade capitalista começou a predominar, não como uma ideologia, e sim como uma estrutura. Começa-se então a elaborar uma ideologia que tornaria a relação entre os homens mais pessoal, sem nenhum homem se sobrepondo ao outro, seja por poder político ou por poder econômico.
Para simplificar, podemos dizer que, de modo geral, o socialismo é a ideologia que almeja uma sociedade sem diferentes classes políticas ou sociais, uma sociedade igualitária e comum.
Existem diversas vertentes socialistas, todas elas diferindo entre si no que diz respeito aos métodos de implementação desta ideologia na sociedade. Podemos citar o Socialismo Utópico, o Socialismo Marxista e o Anarquismo como diferentes vertentes do socialismo.

Capitalismo

O capitalismo já existia como estrutura social, já era um sistema aplicado quando Adam Smith, Karl Marx e outros, escreveram sobre tal sistema, definindo, portanto, uma maneira capitalista de pensamento. Tornando a prática também em um sistema ideológico.
A ideologia capitalista é a ideologia de consumo, incentiva-se o individualismo, a competição e o mérito pessoal.
Como ideologia subseqüente ao capitalismo, podemos citar o liberalismo.
Liberalismo – A ideologia liberal prega a não interferência do estado na sociedade por meio da coerção, ou seja, pela violência, pois uma mão invisível guiada pela necessidade mercadológica regularia automaticamente a sociedade. O principal foco do liberalismo é a liberdade individual, econômica, política e religiosa.

PS- Blog quase em dia, em breve poderei iniciar as complementações. Salam. 

Nenhum comentário: