quinta-feira, 1 de julho de 2010

Aula 14 - Nação e Estado

Um brevíssimo resumo histórico:

Um grande período da história européia é marcado por disputas territoriais, o que tornava as fronteiras européias instáveis. Após a queda do império romano, grupos bárbaros consolidaram-se formando as monarquias feudais, em uma monarquia feudal as terras nunca são do povo, estão sempre vinculadas ao Rei que as distribui entre seus nobres, a sucessão ocasionada por falecimento ocorre hereditariamente. Com o tempo as sucessões começam a criar uma grande confusão. Por grau de parentesco, pode ocorrer de, a mesma terra, ser legitimamente de dois herdeiros diferentes (vide guerra dos cem anos), pode acontecer também de o rei de uma terra ser conde de outra, e assim por diante, dificilmente um sentimento de nação poderia surgir neste meio.
As coisas começam a mudar com a criação das monarquias absolutistas, que começam a tomar força no final do século XV, tornando-se comuns no século XVII, com o poder concentrado na mão de um único, os territórios tornam-se melhor delimitados, e o povo começa a saber quem exatamente é o seu rei. Este é o embrião de um sentimento nacional, primeiramente vinculado à figura do rei.

Nação:

Nação é um conceito subjetivo. Comumente, para que seja mais facilmente compreendido, é explicado como um determinado povo que compartilha costumes, língua e cultura. No entanto, o conceito, quando visto de maneira mais aprofundada mostra-se muito mais complexo que isto. Nação é um sentimento. Pode-se definir como uma nação um grupo que não só possui muitas coisas em comum, mas um grupo onde estas coisas em comum são o suficiente para cada indivíduo sentir afeto por todos os outros que partilham destas coisas, tornando-se espontaneamente um grupo coeso.

Estado:

O que é um Estado? É um conceito com uma definição bem mais fechada do que o conceito de nação. Um Estado é um território regido por um mesmo conjunto de leis, sujeito à mesma admnistração.

Temas para discussão: 

Existe Nação sem Estado?
Existe Estado sem Nação?

PS- Como acontecerá com as aulas anteriores, esta aula é apenas um resumo e assim que o Blog estiver andando de acordo com a matéria, estas aulas serão aprimoradas e complementadas. Aberto a dicas e sugestões. Salam

Nenhum comentário: