segunda-feira, 26 de julho de 2010

Aula 19 - A nova ordem mundial – Multipolar ou Hegemonia?

A divisão do mundo bipolar

Enquanto durou a guerra fria o mundo era interpretado pelos sociólogos como dividido em três grandes grupos.
1º mundo – Era o grupo dos países onde o capitalismo havia sido aplicado com sucesso, entre eles podemos citar países como os Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e França.
2º mundo – Era o grupo dos países onde havia a tentativa de nivelamento econômico, ou seja, o grupo dos países ditos socialistas. Entre eles podemos citar a URSS, Cuba, China e Zaire.
3º mundo – Era o grupo dos países que não adotaram o socialismo, no entanto, o capitalismo ainda não havia sido aplicado com sucesso, em outras palavras, países considerados capitalistas pobres.

A nova ordem mundial

Após a derrocada da URSS considerou-se a guerra ideológica ganha pelo capitalismo, enfim, o capitalismo triunfara. Isto não significa que a partir deste momento não encontraremos mais países de economia puramente socialista. Coréia do Norte e Cuba, por exemplo, ainda seguem este sistema. Outros países como a China, manteve o título de república socialista, no entanto, realizou mudanças gradativas em sua economia, e hoje realiza um sistema conhecido como “socialista de mercado”, a grosso modo isso quer dizer que o país possui uma postura capitalista nas relações internacionais e uma postura socialista nas comunidades nacionais.
O socialismo não representa mais uma ameaça, não há mais sentido a rivalidade dos sistemas e expressões como 1º, 2º e 3º mundo deixam de possuir sentido. As divisões do mundo deixam de ser sociais e passam a ser econômicas. A divisão mais comum passa a ser:

Países Centrais – São aqueles países com altos indicativos de qualidade de vida, que apresentam altos índices de crescimento econômico e possuem tradição na segurança para investimentos. Em outras palavras, são praticamente os mesmos países do antigo 1º mundo.

Países Semi-Periféricos – São países que não se enquadram na caracterização dos Países Centrais apesar de apresentaram melhoras econômicas graduais. Eles são subdivididos em outros dois grupos.
• Países Emergentes – São os países semi-periféricos que vêm apresentando crescimento em seus índices econômicos e sociais e que visam disputar, no futuro, posições entre os países centrais. O Brasil e a Rússia podem ser enquadrados como países emergentes.
• Países em Desenvolvimento – São os países semi-periféricos que apresentam crescimentos econômicos apenas, como os novos tigres asiáticos. Estes países apesar demonstrar altos índices de crescimento econômico, de se tornarem grandes exportadores, apresentam este crescimento através de frouxas normas trabalhistas e baixa qualidade de vida de seus habitantes.

Países Periféricos – São os países que apresentam baixos índices sociais e econômicos e que também não apresentam mudanças anuais significativas

Nova ordem mundial - Hegemonia ou Multipolaridade???

Esta questão é uma questão de poder. O mundo atual é um mundo dominado pela força econômica e bélica de um único país, os Estados Unidos, ou o mundo atual têm o poder dividido entre várias potências equilibradas como os Estados Unidos, a França, a Alemanha e a Inglaterra?
Esta é atualmente uma questão de resposta pessoal, não há consenso, e por isso, as duas respostas são consideradas certas. Por este motivo, analisemos as duas perspectivas:

O mundo hegemônico – é o mundo sob a tutela dos Estados Unidos, seu poder econômico e militar, quando se acredita nesta teoria, diz-se acreditar em uma hegemonia norte-americana.
Esta teoria explicaria a repercussão mundial das crises econômicas estado-unidenses, explicaria também a impunidade oferecida aos Estados Unidos quando este país realiza ataques como a ocupação do Iraque que já dura sete anos.

O mundo multipolar – é o mundo sob a tutela do poder econômico, divido entre vários países, sendo assim, novos países tem a chance de prosperar.
Esta teoria valida a existência de grupos como o G8, grupo dos 8 países mais industrializados do mundo, e inclusive mostra que existe a chance de crescimento, já que o grupo, originalmente G7 tornou-se G8 com a entrada da Rússia em 1998.

PS- Eu sei que faltam algumas imagens e tal... me desculpem... Salam.

Nenhum comentário: