terça-feira, 6 de julho de 2010

Aula 17 - A Segunda Guerra Mundial, e a divisão ideológica mundial – Mundo Bipolar

A Segunda Guerra Mundial

A segunda guerra mundial teve início quando o ideal totalitarista germânico, em função de uma mescla perfeita entre o sentimento de nação e o Estado em torno de uma raça dita superior atingiu os limites territoriais da Alemanha e da Áustria, tendo então que extravasar os limites territoriais.
A segunda guerra mundial é como um segundo tempo da primeira guerra mundial, o revanchismo resultante da perda de territórios da Alemanha na primeira direciona os ataques a Polônia e a França. O eixo, composto principalmente pela Alemanha, Japão e Itália, manteve sua ofensiva conquistando a França, o norte da África e todo o leste Europeu, deixando a Espanha e Portugal que também possuíam líderes de mesma ideologia totalitária em paz. Este avanço em duas frentes deixou o império vulnerável, a quebra do acordo da não agressão contra a Rússia foi fatal, por um lado o eixo era atacado pelos aliados como Brasil, Inglatera, Estados Unidos, pelo outro era atacado pela Rússia. Não podendo conter o avanço dos aliados, o eixo sucumbe.
Marcada por monstruosidades e por avanços tecnológicos, foi fundamental para a elaboração de teorias humanas e avanços na medicina.

Mundo Bipolar

O eixo sucumbiu atacado não só por diferentes lados, mas também por representantes de ideologias conflitantes. Com o termino da segunda guerra mundial, a Europa estava destruída pela segunda vez. Os Estados Unidos financiou a reconstrução de todo o oeste da Europa, garantindo assim que estes países se mantivessem fiéis ao modo de produção e à ideologia capitalista. Já a Rússia, anexou os países do leste europeu na chamada União Soviética. A Alemanha ficou divida ao meio, na cidade de Berlim.
Plano Marshall – Foi um plano de assistência econômica desenvolvido pelo americano Georges Marshall, o plano consistia em financiamentos para reconstrução dos países capitalistas europeus.
COMECON (Conselho para Assistência Econômica Mútua) – Foi um plano de assistência econômica desenvolvido pela e para os países da URSS (União Soviética), consistia não só em ajuda financeira, mas também em especializações de produção e troca de mercadorias.
Esta divisão da Europa assustou ao mundo, todos teriam que se posicionar, definindo-se capitalistas ou socialistas, ninguém pode relaxar nas próximas 4 décadas após a segunda guerra mundial, o mundo conheceu a guerra fria.
O mundo passou a conhecer ligas armamentistas representando as divergentes linhas políticas:
OTAN – Realizado entre os países capitalistas, todos garantiam a segurança de cada um contra a ameaça comunista.
Pacto de Varsóvia – Realizado entre os países socialistas, a URSS se defenderia militarmente como um todo.

Guerra Fria

Período conturbado. Tanto a URSS quanto os EUA enviam apoio financeiro, bélico ou até apoio militar em diversos conflitos ao redor do mundo. Os dois países não se encontram diretamente, mas suas ideologias estão sempre presentes nos conflitos ao redor do mundo. Em alguns momentos o mundo prendeu a respiração, pois a guerra fria a qualquer momento ameaçava se tornar uma guerra de fato.
A guerra fria atingiu as esferas militar, científica e ideológica.
Dentre os principais eventos da guerra fria podemos citar:
Guerra da Coréia, Guerra do Vietnã, Guerra do Afeganistão, Corrida Armamentista, Corrida Espacial, Crise dos Mísseis

Nenhum comentário: