quarta-feira, 7 de julho de 2010

Aula 18 - A Guerra Fria

Os conflitos da guerra fria

Poderiam coexistir Socialismo e Capitalismo no mesmo planeta? Uma ideologia estava constantemente ameaçando a existência da outra, a ameaça leva ao medo e o medo leva o mundo à crise.

Corrida Armamentista - Nem EUA nem URSS dispunham-se a atacar um ao outro, mas estavam constantemente sob tensão, pensando se poderiam ou não ser atacados. Os dois países adotaram medidas diferentes. A URSS fechou-se em si e iniciou a produção e o desenvolvimento de diversos armamentos.
Os EUA adotaram outra postura, soltava dados estratosféricos de produção armamentista, e ninguém sabia ao certo quais dados eram corretos, ou ao menos se algum dado era correto. Ninguém sabia ao certo a força bélica destes países.
Tanto os EUA quando a URSS possuíam armas atômicas. Para lembrar do poder de uma arma atômica, lembre da crueldade cometida pelos EUA ao Japão, mesmo após a rendição deste primeiro, com as bombas que massacraram milhares de civis.

A conquista do Espaço – Uma forma encontrada por ambas potências, EUA e URSS para mostrar ao mundo que sua forma de viver era a mais produtiva, foi a tentativa de conquista do espaço. Já que o poder destrutivo de ambos os países os impedia de entrar em combate, decidiram combater nos campos científicos. A conquista do espaço resultou na tecnologia de satélites utilizada hoje, resultou também na capacidade de mandar homens ao espaço. E até hoje não se sabe se os americanos chegaram de fato à lua.

Espionagem e Comunicação – Uma forma de, ao mesmo tempo, proteger as informações e descobrir informações do inimigo foram os avanços nos serviços de comunicações e espionagem. A internet e os rastreamentos telefônicos, tecnologias usadas hoje, são resultados da guerra fria.

A Guerra das Coréias – A Coréia, ao fim da segunda guerra mundial é dividida em um acordo entre EUA e URSS, no entanto, os norte coreanos, socialistas fazem diversas tentativas de unificação. Existe a intervenção americana e o objetivo nunca é atingido. Até hoje as coréias coexistem em “cessar fogo”, ou seja, não há combates mas estes ainda estão em guerra declarada.

A Crise dos Mísseis – Em 1959, um golpe derruba o presidente fantoche, Fulgêncio Batista, de Cuba, sob comando dos empresários dos Estados Unidos, e coloca no poder Fidel Castro, aos poucos, este presidente vai aderindo as perspectivas comunistas, até que incentivado pela URSS declara Cuba um Estado socialista.
1962 foi o ano em que uma guerra de fato esteve mais próxima. Mísseis americanos estavam instalados na Turquia, e mísseis da URSS estavam sendo enviados a Cuba. O mundo viveu um momento tenso. A crise dos mísseis foi resolvida diplomaticamente com a retirada dos mísseis da Turquia, o não desembarque dos mísseis em Cuba e a segurança de que Fidel Castro não seria derrubado por uma ofensiva americana.

Guerra do Vietnã – O Vietnã a muito custo, conquistou sua liberdade expulsando os franceses, no entanto, os líderes do norte eram adeptos ao socialismo, enquanto no sul havia um impasse, existiam partidos de ideologias capitalistas e socialistas, os capitalistas proíbem um plebiscito para a decisão do regime do país e uma guerra estoura. Para impedir que mais um país se torne socialista, os EUA intervêm em favor dos líderes capitalistas em 1965, e o Vietnã vive mais 10 anos de guerra. Os EUA após grandes movimentações contra a guerra em seu território, e a morte de milhares de soldados retira-se sem concluir seu objetivo e em 1975 o Vietnã é unificado em regime socialista.

Guerra do Afeganistão – Os afegãos estavam em conflito entre dois governos, o primeiro de ideologia socialista e o segundo de ideologia islâmica. A URSS envia armas, equipamentos bélicos e soldados para os socialistas que se estabelecem no Afeganistão. No entanto, o mundo não olha esta atitude com bons olhos e os islâmicos recebem apoio dos Americanos e diversos países muçulmanos, expulsando por fim os soldados da URSS.

A fragmentação da URSS e a queda do muro de Berlim

A URSS entra em colapso lentamente. Em uma economia socialista é o Estado que repassa as verbas definindo a sua utilização. Como houve grandes gastos em produção de armamentos e tecnologias militares não sobrava verbas para os bens de consumo. Em outras palavras, sobravam bombas e faltavam sabonetes. O povo estava descontente e sua indignação era recebida com repressões, torturas, mortes e sumiços, o que gerava uma maior indignação popular. Após diversos presidentes do partido bolchevique praticantes de métodos repressivos, assume na união soviética o presidente Gorbatchov que propõe mudanças. Relaxa o controle sobre a URSS, havendo portanto maior liberdade de expressão em seu período de governo suas reformas são conhecidas como Perestroika (restauração) e Glasnost (transparência). Em seu período de governo ocorre a separação da URSS, a queda do muro de Berlin em 1989 e declaradamente o fim da guerra fria e ideológica.

Um comentário:

Thais disse...

Nossa o Blog esta muito massa mesmo, gostei muito da idéia é um forma exelente de estudar, e assim como as suas aulas o texto é muito bom, bem resumido porém completo.
Parabens fico muito Bom.