quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Aula 27 - A Indústria e o mundo

A Indústria e o Mundo

A indústria mundial está passando por diversas mudanças desde a última década do século passado, estas tem relação direta com a globalização e as infindáveis inovações tecnológicas,que por sua vez também são interdependentes. Para exemplificar estas mudanças, basta observar a crescente industrialização de países do extremo oriente, chamados tigres asiáticos, e o fato de a China ter despontado e em menos de 20 anos ter se aconchegado entre as três maiores economias do mundo.
Falaremos aqui um pouco das indústrias que mais chamam ou têm chamado a atenção nos últimos anos.

Japão: O pós-segunda guerra mundial pode ser considerado o momento da revolução industrial deste país. A partir dos recursos recebidos no pós-guerra, da formação de zaibatsus (conglomerados industriais monopolistas), da educação e da meritocracia, além do desenvolvimento de um novo modo de produção, o Toyotismo, o qual trataremos em breve.
O Japão é um país que mantém sua moeda baixa, pois exporta tecnologias de ponta e produtos com altíssimo valor agregado, importando matérias-prima e alimentos. Das grandes zaibatsus podemos citar a Mitsubishi, a Toyota e a Suzuki. Atualmente o Japão também se destaca no setor da indústria cultural.

Veja um vídeo da tecnologia japonêsa:

Tigres Asiáticos: É termo que diz respeito a quatro países do extremo oriente, Hong Kong, Taiwan (ou República da China), Coréia do Sul e Cingapura, são países que, devido ao investimento estado unidense e japonês, e através de um governo centralizado que utilizou da mimetização das técnicas do desenvolvimento japonês, e atualmente são fortes economias voltadas para a indústria de bens de consumo. O termo “tigre” é devido ao rápido crescimento econômico.

Novos Tigres Asiáticos: Utilizando, mais recentemente das técnicas de desenvolvimento econômico elaboradas pelo Japão, este termo faz referencia à mais cinco países orientais, Tailândia, Malásia, Filipinas, Indonésia e Vietnã.

BRIC: Brasil. Rússia, Índia e China, países considerados emergentes, que, no entanto, possuem uma fatia significante do mercado mundial. A China, por exemplo, atualmente a segunda maior economia do mundo, com perspectiva de em poucos anos ultrapassar os Estados Unidos. A Rússia desponta por sua indústria espacial, química e petrolífera, sem contar com sua fortíssima indústria de base, o Brasil se destaca também por sua indústria de base voltada para a maquinaria de exploração mineral, encabeçada pela Vale e pela Petrobrás, podemos citar como destaque a Embraer. Quando falamos da Índia, temos que lembrar que o seu desenvolvimento industrial ocorre na década de 90, podemos citar sua grande potência na produção de softwares,tecnologias eletrônicas, automóveis de baixo custo e inclusive a bollywood, que ao lado de Hollywood é a a maior indústria cinematográfica.

Exemplo de uma produção de Bollywood:


Vale do Silício: Ponto de referência da indústria High Tech Estado Unidense, situada na California, concentra grandes nomes da produção de Hardwares e Softwares, podemos citar a Google, a Yahoo, a Apple e a Intel.

Alemanha: É o maior ponto de referencia da indústria pesada, química e siderúrgica, além de uma das maiores potencias no ramo automobilístico.

O Brasil e a industrialização

Apesar de incentivos desde a década de vinte, e a industria pesada ter sido incentivada na década de trinta, a industria de bens de consumo atinge o Brasil apenas na década de setenta, e não de modo a afetar todo o seu território, São Paulo é o Estado que recebe grande parte do pólo industrial brasileiro. É neste momento que observamos o êxodo rural no Brasil, além de um grande fluxo migratório de pessoas de outras regiões como Norte e Nordeste para o estado de São Paulo. O resultado desta urbanização foi a Metrópole de São Paulo e região, composta de diversas cidades conurbadas.
Devido a força conquistada pelo movimento sindical e tentativas governamentais de espalhar a industrialização pelo território nacional através de incentivos, hoje percebemos que existe um espalhamento das indústrias, que migram principalmente para a região Sul e para outras cidades do Sudeste. Podemos citar também a criação da Zona Franca de Manaus.
O Brasil também possui um pólo industrial High Tech, considerado o Vale do Silício brasileiro, este se situa na região de Campinas.

Nenhum comentário: