sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Aula 29 - Fontes de Energia e Meio Ambiente


Os processos de mudanças pelas quais o homem passou fez com que ele necessitasse ampliar o uso enérgico, não bastando mais a própria energia de seu corpo, ele começou a buscar na natureza outras fontes de energia, conforme fontes de energia eram descobertas o homem desenvolvia novos meios de utilizá-las a ponto destas não serem mais suficientes e outras fontes de energias serem necessárias.

Podemos dividir estas fontes de energia em dois principais grupos:

Renováveis – São as fontes de energia que utilizam da força da natureza, ou de matérias-primas que podem ser cultivadas à curto prazo
Não renováveis – São as fontes de energia que dependem do uso de matéria-prima natural não cultivável, e, limitada.

Fontes não renováveis de energia:

Combustíveis fósseis – O gás natural, o petróleo e o carvão mineral são exemplos de combustíveis minerais. São encontrados na natureza, e, são o resultado da decomposição vegetal e mineral de um processo de milhões de anos. O carvão mineral especificamente, é, o resultado da fossilização de vegetais durante a era glacial.

Petróleo e processo de derivação
Nucleares – A energia nuclear não é considerada renovável pois é obtida através do enriquecimento de Urânio, dependendo deste metal portanto.

A questão ambiental –

A queima de combustíveis fósseis resulta em CO2, responsável pelo aquecimento global. O uso indiscriminado de combustão para a obtenção de energia resultou, somado a outros fatores como desmatamentos em uma situação de desequilíbrio com a natureza, e, percebendo as catástrofes iminentes deste processo, começou a se pensar em formas alternativas de obtenção de energia para que a auto-sustentabilidade fosse readquirida.

Eco-92

Desta necessidade de mudanças resultou o encontro chamado Eco-92, onde diversos países da América e da Europa se encontraram no Rio de Janeiro para discutir as medidas a serem tomadas para esta auto-sustentabilidade.
O resultado desta reunião foram algumas medidas sem prazos pré-estabelecidos para seu cumprimento.


Protocolo de Kyoto

Em 1997, também como conseqüência da Eco-92, realizou-se em Kyoto, Japão, um novo encontro de países para a discussão do meio-ambiente. O principal objetivo do protocolo é reduzir a emissão de poluentes na atmosfera. Como seu projeto previa datas específicas de apresentação de melhorias, os representantes de alguns países recusaram-se a firmar suas assinaturas.


Fontes renováveis de energia:

Hidroelétrica – É a energia obtida através do movimento das águas.

Solar – É a energia obtida através da transformação da energia solar em elétrica

Eólica – É a energia obtida através do movimento dos ventos

Maremotriz – é a energia obtida através da força das ondas e correntes marítimas

Geotérmica – É a energia obtida através da força dos geiseres

Biomassa – É a energia obtida através da extração do álcool de certos vegetais como a cana-de-açucar, a beterraba e o milho, é uma fonte combustível, que, apesar de menos poluente que as fósseis, também são prejudiciais à natureza.

Em breve, imagens.
Salam

Nenhum comentário: