Os processos de mudanças pelas quais o homem passou fez com que ele necessitasse ampliar o uso enérgico, não bastando mais a própria energia de seu corpo, ele começou a buscar na natureza outras fontes de energia, conforme fontes de energia eram descobertas o homem desenvolvia novos meios de utilizá-las a ponto destas não serem mais suficientes e outras fontes de energias serem necessárias.
Podemos dividir estas fontes de energia em dois principais grupos:
Renováveis – São as fontes de energia que utilizam da força da natureza, ou de matérias-primas que podem ser cultivadas à curto prazo
Não renováveis – São as fontes de energia que dependem do uso de matéria-prima natural não cultivável, e, limitada.
Fontes não renováveis de energia:
Combustíveis fósseis – O gás natural, o petróleo e o carvão mineral são exemplos de combustíveis minerais. São encontrados na natureza, e, são o resultado da decomposição vegetal e mineral de um processo de milhões de anos. O carvão mineral especificamente, é, o resultado da fossilização de vegetais durante a era glacial.
Petróleo e processo de derivação |
A questão ambiental –
A queima de combustíveis fósseis resulta em CO2, responsável pelo aquecimento global. O uso indiscriminado de combustão para a obtenção de energia resultou, somado a outros fatores como desmatamentos em uma situação de desequilíbrio com a natureza, e, percebendo as catástrofes iminentes deste processo, começou a se pensar em formas alternativas de obtenção de energia para que a auto-sustentabilidade fosse readquirida.
Eco-92
Desta necessidade de mudanças resultou o encontro chamado Eco-92, onde diversos países da América e da Europa se encontraram no Rio de Janeiro para discutir as medidas a serem tomadas para esta auto-sustentabilidade.
O resultado desta reunião foram algumas medidas sem prazos pré-estabelecidos para seu cumprimento.
Protocolo de Kyoto
Em 1997, também como conseqüência da Eco-92, realizou-se em Kyoto, Japão, um novo encontro de países para a discussão do meio-ambiente. O principal objetivo do protocolo é reduzir a emissão de poluentes na atmosfera. Como seu projeto previa datas específicas de apresentação de melhorias, os representantes de alguns países recusaram-se a firmar suas assinaturas.
Fontes renováveis de energia:
Hidroelétrica – É a energia obtida através do movimento das águas.
Solar – É a energia obtida através da transformação da energia solar em elétrica
Eólica – É a energia obtida através do movimento dos ventos
Maremotriz – é a energia obtida através da força das ondas e correntes marítimas
Geotérmica – É a energia obtida através da força dos geiseres
Biomassa – É a energia obtida através da extração do álcool de certos vegetais como a cana-de-açucar, a beterraba e o milho, é uma fonte combustível, que, apesar de menos poluente que as fósseis, também são prejudiciais à natureza.
Em breve, imagens.
Salam
Nenhum comentário:
Postar um comentário