segunda-feira, 7 de junho de 2010

Aula 1 - Apresentação e introdução à Geografia

O que é a Geografia?

Ciência que estuda as relações entre a sociedade e a natureza, ela é divida em algumas partes mais específicas, como por exemplo:

- Geografia Física
Estuda e analisa o planeta terra, categorizando os tipos e formas do solo e os fenômenos naturais.

- Geografia Econômica
Estuda as formas de exploração da natureza pelo homem, os modos de produção, e o impacto destes a ordem mundial

- Geografia Política
Estuda as fronteiras, os mapas, e, as consequências das ações políticas, como guerras e conflitos, na ordem mundial

Cada uma destas divisões da Geografia e estão não somente interligadas entre si, como também estão interligadas com outras disciplinas como a biologia, a história, física, química, filosofia, antropologia, sociologia e etc...

Pra que serve?

Entender.
Quando assistimos à televisão, lemos o jornal, ouvimos notícias no rádio, para que possamos compreender as notícias de maneira satisfatória, precisamos ter um conhecimento básico de Geografia. Por que no nordeste a temperatura é maior que em São Paulo? Por que no sertão não chove? Onde fica Honduras, a Indonésia ou o Haiti? Por que a África é pobre? Por que existem animais e plantas diferentes em locais diferentes do planeta? Por que os pólos norte e sul são congelados? Como o repórter obteve tal informação a partir de um gráfico? Como eu leio este mapa?
Estes são exemplos de como conhecimentos geográficos permeiam a nossa vida sem que nos demos conta.

Desde quando ela existe?

O conhecimento geográfico, na sua forma mais simples, é inerente ao ser humano, e se manifesta através do senso de direção e da noção de territorialidade, bem como a boa utilização do território no que concerne a caça.



Desde quando ela existe de maneira consciente?

A Geografia é estudada de maneira consciente desde a antiguidade, pois com o desenvolvimento do comércio, torna-se necessário um conhecimento profundo das formas de relevo do território para a confecção de mapas que demonstrassem as rotas seguras.
Outra necessidade do conhecimento geográfico de uma área, é o militarismo, percebeu-se que quando se tinha o conhecimento de uma área, podia-se colocar o inimigo em uma posição que suas tropas pudessem sobrepujar as forças inimigas mesmo que em desvantagem numérica

Quais os novos benefícios da geografia nos dias atuais?

Nos dias atuais, os estudos da geografia, aliado às outras disciplinas, colaboram para pesquisas e levantamentos sociais, bem como os colabora para as analises do meio ambiente em busca de soluções para os atuais problemas.

Próxima aula:

- Geografia Básica
- Projeções Cartográficas

PS- Sugestões e complementos sempre são bem vindos. Este trabalho visa construir, visa aperfeiçoar, não é feito por um geógrafo, então, não tem a pretensão de expor da maneira mais completa os conteúdos apresentados, e sim, uma base, um ponto de partida para aqueles que possuem dificuldade de entendimento nesta disciplina.

Salam.

Nenhum comentário: