terça-feira, 22 de junho de 2010

Aula 10 – Domínios Morfoclimáticos

O que são domínios morfoclimáticos

A vida é tão rara quanto abundante, a natureza adapta a vida de acordo com as necessidades de cada região, daí a diversidade nas formas de vida. Em cada região encontraremos um clima, uma altitude, um relevo e uma diferente umidade do ar, o que torna cada paisagem única. Esta unicidade dos tipos de vida de uma região é estudada pela geografia e pela biologia como um “domínio morfoclimático”.
Cada região de mesmas características na flora e na fauna é conhecida como “bioma”.

Flora e Fauna

Utilizamos o termo “flora” para indicarmos um conjunto de vegetação característico de determinado local, ou seja, para cada bioma. O termo “fauna” é utilizado no mesmo sentido para os animais de determinado bioma.

Os principais Domínios Morfoclimáticos

Tundra – Vegetação rasteira dominada por fungos e musgos da região polar

Taiga ou Floresta de coníferas – Vegetação marcada por coníferas esparsas e alguns arbustos predominante na faixa de transição entre o clima polar e o temperado.

Floresta temperada – Vegetação composta principalmente por árvores caducifólias possui certa diversidade tanto em sua flora quanto em sua fauna. Ainda há a presença de coníferas.

Floresta tropical – As florestas tropicais possuem abundante diversidade na flora e na fauna, e inclusive variam bastante entre si de acordo com a umidade e a riqueza do solo.

Desértica – Ao contrário do que se costuma pensar, esta vegetação encontrada nas regiões áridas e desérticas, mesmo que esparsas, possuem certa diversidade em sua flora e sua fauna. São constituídas de plantas adaptadas ao calor e ao ar seco. Transpiram pouco e possuem uma raiz profunda que busca por umidade no subsolo

Mediterrâneo ou Maquis-Garrigue – Vegetação arbustiva encontrada no mediterrâneo. Aparecem na transição do clima temperado para os climas quentes. É proveniente desta região especiarias como o azeite.

Pradaria, Estepe e Savana – Vegetações de transição para climas áridos. Principalmente arbustivas e compostas por gramíneas.


O homem e os domínios naturais

Poderíamos escrever aqui textos e mais textos sobre a capacidade do homem em interferir, alterar os domínios naturais, tanto o relevo, quanto o clima, a hidrografia e a vegetação, mas ao invés de escrever estes textos, peço para que cada um pense na relação entre o homem e a natureza e se sentir-se impelido deixe um comentário.

PS- Espero que participe deixando seu comentário. Salam

2 comentários:

Anônimo disse...

Ajudou muito! Obrigada!!!

Anônimo disse...

Obrigado ,me ajudou muito