sexta-feira, 11 de junho de 2010

Aula 5 – Formação do planeta Terra / Eras Geológicas

Formação do planeta Terra

Como vimos na aula passada, segundo teorias cientificas, o planeta terra teria aproximadamente 4,6 bilhões de anos, esta datação é feita através de um método de datação da radiação cósmica de fundo.
Após a explosão do Big Bang, as partículas espalharam-se pelo universo em átomos, chamados de poeira cósmica. Devido à lei da gravidade, esta poeira foi agrupando-se, e, devido a esta atração, a força que servia do Big Bang que havia sido a propulsora, fazia com que estas poeiras agrupadas entrassem em um movimento de rotação, em altíssima temperatura.
O choque constante entre estas partículas foi causando reações químicas que vieram a resultar nas primeiras moléculas, que deram origem a atmosfera, e, aos primeiros metais. As moléculas menos densas ocuparam a periferia desta esfera incandescente, enquanto as moléculas mais densas, os metais pesados, ocuparam o núcleo. Conforme a terra esfriava, as moléculas mais volúveis solidificaram-se formando a crosta terrestre. As reações continuaram, chuvas e atividades vulcânicas eram intensas, nuvens carregadas de energia e água vertiam água e soltavam raios. Acredita-se que a combinação das águas de lagos rasos, os gases da atmosfera, a energia elétrica dos raios e os raios ultravioletas tenham sido responsáveis por sintetizar as primeiras proteínas, dando origem a vida.
As transformações continuaram com o passar de milhares de anos. A superfície terrestre era coberta de água, com a exceção de um continente único chamado Pangéia, este continente foi se transformando, dividindo primeiramente em dois, Gondwana e Laurásia, para posteriormente chegar à divisão atual, que ainda está em transformação.


Mesmo as montanhas, e a natureza estão em constante transformação, e o mundo não está acabado.
Este processo de formação da terra, para facilitar o aprendizado, é dividido em Eras Geológicas.

Gráfico das Eras Geológicas:


PS- Para melhor visualizar, clique na imagens. Lembrem-se sempre, estou aberto a sugestões para aprimoramento do Blog. Salam.

Nenhum comentário: