sexta-feira, 25 de junho de 2010

Aula 12 – Atmosfera

Atmosfera

Atmosfera é a massa gasosa que envolve um corpo com massa capaz de gerar força gravitacional suficiente para a atração destes. Abordaremos a seguir a atmosfera terrestre. A atmosfera terrestre é dividida em camadas que possuem especificidades, como diferenças na composição, na pressão e na temperatura. Essas camadas são:

Troposfera: É a camada mais próxima ao solo, é nela que existe toda a vida do planeta terra. Tem seu início na crosta terrestre e seu termino há aproximadamente 15 mil metros de altitude. É composta principalmente por Nitrogênio (78%) e por Oxigênio (21%), além de pequenas proporções de vapor d’água e gás carbônico. Esta composição faz com que o calor seja retido, tornando a vida possível.

(Tropopausa) Apresenta características da troposfera e da estratosfera

Estratosfera: Camada que se segue à troposfera, tem seu término há aproximadamente 50 mil metros de altitude. Nesta camada que se encontra a Ozonosfera, onde se situa a camada de ozônio. A temperatura desta camada gira em torno dos 10 C.

(Estratopausa) Apresenta características da estratosfera e da mesosfera

Mesosfera: Camada onde existe uma queda substancial de temperatura, chegando a -90C. É a região limitada pela Estratosfera, chegando a atingir 85 mil metros de altura. É nesta camada que se dá a combustão dos meteoróides. Na mesosfera podemos encontrar a Ionosfera, camada de ions responsável pela reflexão das ondas de rádio.

(mesopausa) Apresenta características da mesosfera e da termosfera

Termosfera: Camada da atmosfera que vai da mesosfera até 600 km de altitude. Nestas altitudes os gases já estão tão rarefeitos que suas moléculas raramente se chocam.

Exosfera: É a camada mais externa da atmosfera, é uma zona de transição com o espaço exterior. Suas moléculas estão extremamente rarefeitas. Composta principalmente por Hélio e Hidrogênio, a temperatura desta camada gira em torno dos 1000C

O buraco na camada de Ozônio

Diferente do que ouvimos dizer muitas vezes, o aquecimento global e o buraco na camada de ozônio não possuem relação. O primeiro, o aquecimento global é resultado da enorme emissão de gás carbônico na atmosfera, como já aprendemos em aulas anteriores, o gás carbônico é quem retém o calor do sol na atmosfera, sem este, todo o calor se dissiparia e a vida na terra não seria possível da forma como a conhecemos. O excesso deste gás é prejudicial devido o aumento de temperatura.
Já o buraco na camada de Ozônio é um desastre ecológico que teve início com o desenvolvimento pelo homem de um gás chamado CFC – Clorofluorcarboneto, este gás foi desenvolvido para ser utilizado como propulsor de aerosóis e no “gás de geladeira”. Acontece que na atmosfera, sob a ação dos raios ultravioletas, as moléculas do CFC quebram-se, e o Cloro estimulado pelo ultra-violeta começa a romper com as moléculas de O3 que compõe a atmosfera, criando assim um buraco. Hoje já existe um controle e a camada de Ozônio lentamente se recupera.

PS- O conteúdo desta postagem ficou um pouco limitado eu necessito de uma maior base em química e física para aprimorá-lo.Isto será feito futuramente, com certeza. Aceito ajuda!. Salam.

2 comentários:

Anônimo disse...

"A grande farsa do aquecimento global" Em seis partes:

Parte número um:
http://www.youtube.com/watch?v=RDzuXPM1W3k

Olavo de Carvalho sobre aquecimento global:

http://www.youtube.com/watch?v=BdD4-coNv4M

Não vá ensinar sobre aquecimento global às crianças, por favor!

Agradecimentos,
J. Ahanan

Anônimo disse...

"A grande farsa do aquecimento global" em seis partes:

Parte número um:
http://www.youtube.com/watch?v=RDzuXPM1W3k

Olavo de Carvalho sobre aquecimento global:http://www.youtube.com/watch?v=BdD4-coNv4M

Não vá ensinar sobre aquecimento global às crianças, por favor!

Agradecimentos,
J. Ahanan