quinta-feira, 17 de junho de 2010

Aula 8 – Diferença entre “Clima” e “Tempo”, e Fatores de influência do clima

Diferença entre “Clima” e “Tempo”

Muitas vezes utilizamos expressões como “Nossa, que tempo feio”, ou “Lá o clima é mais ameno”, e por vezes, apesar de empregarmos as expressões corretamente não sabemos diferenciá-las.

Tempo – É a situação presente de como estamos sentindo o dia, por exemplo, quando está calor, o tempo está quente, ou bonito, quando está frio, o tempo está ruim, fechado. “Tempo” então é usado para situações presentes, do momento.

Clima – Ao observarmos a constância de diversos tempos, estabelecemos o clima de determinado local. Sendo o clima uma média da análise do tempo ocorrido todos os dias durante determinado tempo.

Fatores de influência do clima

São diversos os fatores que fazem com que os climas nas diferentes regiões do planeta sejam diferentes. Trataremos de cada uma delas a seguir.

Latitude - Como vimos, a latitude é a relação dos paralelos, linhas imaginárias horizontais que cortam o mundo desde o pólo norte até o pólo sul. O principal paralelo, o que “divide o mundo ao meio” é o Equador.
Na região da linha do Equador, os raios solares atingem o planeta em cheio, devido o seu grau de inclinação, tornando as regiões próximas a ele mais quentes, conforme caminhamos em direção aos trópicos, os raios solares vão incidindo em ângulos mais abertos, tornando estas regiões mais frias, até que na região dos pólos, os raios solares apenas resvalam e por isso a baixíssima temperatura.

Altitude – Não é simplesmente o fato de os raios solares “baterem” no planeta terra que os torna quente. O que os torna quente é que o calor trazido pelos raios solares fica retido no CO2 (Gás Carbônico), o ar, onde se situa este gás, também é sujeito a gravidade, o que faz com que sua concentração maior seja nas áreas de menor altitude. Portanto quanto mais próximo ao nível do mar, mais quente a região, quanto maior sua altitude, mais fria.

Continentalidade – Como vocês verão em química, cada elemento possui um calor específico, ou seja, ele muda de temperatura com maior ou menor dificuldade. A terra muda de temperatura com mais facilidade que a água, e isto influência no clima. As vastas áreas continentais tendem a apresentar maiores mudanças de temperaturas, ganhando e perdendo temperatura com facilidade, chegando a esquentar muito de dia, e fazer frio na mesma noite. O que já não acontece em cidades litorâneas que tendem a apresentar um clima “constante” devido as áreas marítimas.

Massas de Ar – O ar está sempre em movimento, por isso sentimos o vento. Os ventos se movem de acordo com as normas da Física que vocês também verão. A grosso modo, quando as moléculas são aquecidas elas tendem a ocupar maior espaço, pois separam-se, perdendo assim densidade. Com o ar, que é composto por moléculas, também é assim, portanto, se aquecido perde densidade. Quando o ar está próximo ao nível do mar, em locais conhecidos como “zonas de alta pressão” ele tende a esquentar, e perdendo densidade procura subir, movimentando-se então, chamada pelo nome de Massa de ar Quente, cedendo seu lugar para o ar que estava em cima, que por ter esfriado, ganhou densidade, procurando descer, movimentando-se então, chamada pelo nome de Massa de ar Fria.
Quando o local de formação destas massas de ar são o continente, elas tendem a ser secas, devido a escassez de vapor d’água, já as que se formam no oceano são massas de ar úmidas devido ao excesso de vapor.
As massas de ar são classificadas como:
Equatorial – Quando se formam próximas ao equador, estas são quentes e úmidas.
Tropical – Quando se formam nos trópicos, estas são quentes, podendo ser úmidas ou secas.
Polar – Quando se formam nos pólos, estas são frias, podendo ser úmidas ou secas.
As condições destas Massas de Ar interferem no clima, deixando-o úmido, seco, quente, ou frio, enquanto passam.

Relevo – O relevo muitas vezes pode trabalhar como um bloqueio às massas de ar, influenciando assim diretamente no clima, por outras vezes, ele pode deixar caminho aberto a essas, expandindo a área de influência destas. Influência também de acordo com sua altitude, como já vimos.

PS- Obrigado por acompanhar o Blog. Salam.

Nenhum comentário: