quinta-feira, 24 de junho de 2010

Aula 11 – Hidrografia

Hidrografia

Hidrografia é a análise das diferentes formas em que encontramos a água na superfície terrestre. Podemos encontrar a água em oceanos, mares bacias, lagoas e rios.

Oceano: É a enorme porção de água que cobre dois terços da superfície terrestre. Esta porção é salinizada, portanto não é potável. O Oceano, por conveniência, recebeu cinco nomenclaturas diferentes para suas localidades geográficas. São: Oceano Pacífico; Oceano Atlântico; Oceano Índico; Oceano Glacial Ártico; Oceano Glacial Antártico.

Mar: Mar é um conceito geográfico que define as porções costeiras dos oceanos e grandes lagos salgados que não possuem saída natural para o oceano. Os mares possuem alta salinidade e como os oceanos, não são potáveis.

Lagos: Depressões naturais da superfície terrestre recobertas constantemente por porções variáveis de água. Estes podem ter sua formação pluvial ou fluvial, ou de nascente local. Sua profundidade é variável, podendo ter centímetros ou centenas de metros. Possuem diversas origens, entre elas, tectônica, vulcânica, residuais, de depressão, ou de origem mista. Lagoa é a definição utilizada para porções de águas cercadas por terras.

Bacia hidrográfica ou bacia de drenagem: As bacias hidrográficas são as áreas que fazem a drenagem das precipitações pluviais. As águas tendem a percorrer o mesmo caminho, pois se deslocam das áreas mais altas para as áreas mais baixas. Sendo o relevo o agente que define a área de uma bacia hidrográfica.

Lençol Freático: Como o solo não é de todo compacto a água das chuvas, das marés e etc. penetra no solo criando reservatórios subterrâneos de água, que podem inclusive tornarem-se verdadeiros rios ou lagos subterrâneos. Na América do Sul, podemos destacar o Aqüífero Guarani.

Rio: É uma corrente natural de água que possuí um curso definido. Ele pode desembocar em um lago, uma lagoa, em um mar ou em outro rio. Eles podem ser perenes, ou intermitentes. Os perenes são aqueles que mantêm suas águas constantemente, os intermitentes são aqueles que em períodos de estiagem secam.
As partes que constituem um rio possuem denominação própria como veremos a seguir:
Nascente: Local onde o rio nasce, também chamado de olho d’água.
Leito: Local onde o rio faz seu curso.
Margens: São as terras situadas nas bordas esquerda e direita do curso de um rio.
Foz: É o local onde o rio deságua.
Afluente: Nome dado a um rio menor que deságua em um rio maior.
Confluência: Local de junção entre dois rios.
Talvegue: Região mais profunda do rio, geralmente marca a linha central de um leito.

PS- Originalmente, em sala, foi aplicada como aula 11 o conteúdo referente à Hidrografia e Atmosfera, esses conteúdos serão desmembrados no Blog, ou seja, daqui pra frente, as aulas estarão sempre com um número maior que as folhas distribuídas no Champagnat. Salam.

Nenhum comentário: