quinta-feira, 10 de junho de 2010

Aula 4 – Geografia Física / Teorias da Origem do Universo

Geografia Física
Na Geografia Física, aprenderemos a compreender as formas da natureza, como a ação do homem afeta o natural, e como os fenômenos da natureza mantêm nosso planeta em constante transformação.

Para entendermos o mundo como ele é hoje, precisamos entender nossas origens, então vamos para o princípio de tudo.

Teorias da Origem do Universo

Uma das curiosidades primordiais do ser humano é entender sua origem. Existem teorias diversas, e, cada povo construiu para si uma origem. Todas elas de mesma importância e valor. Comentaremos a seguir um pouco sobre algumas teorias. Apesar de todas terem o mesmo valor, para a seqüência das aulas nos prenderemos na teoria científica, pois é a partir desta que é embasado algum conhecimento da Geografia.

- Segundo a mitologia Grega:

Segundo a Mitologia Grega, no princípio havia o Caos, a desorganização total, e deste surgiram a Gaia (terra), Eros (atração), Tártaro (inferno) e Érebo (escuridão), Gaia deu origem a Urano (céu) que a fertilizou, e dessa união vieram os Titãs, Ciclopes e Centímanos. Um dos Titãs filhos de Urano, chamado Cronos, se revolta, castra Urano, e a partir daí inicia-se a era dos Deuses Gregos, que concluem o processo de criação.

- Segundo a mitologia Nódica:

Como na mitologia Grega, havia o Caos, e da organização do Caos resultaram três partes, o fogo, o nada e a neblina. A neblina que invadia o nada transformou este em uma grande geleira, que, aquecida pelo fogo começou a derreter, revelando uma vaca cujo leite que escorria de suas tetas formava dois rios, e um enorme gigante, Ymir, de seu suor vieram os demais gigantes. Da vaca vieram os primeiros Deuses, que mataram o Gigante Ymir, e construíram o mundo a partir de seus restos mortais.

- Segundo a mitologia Yorubá:

Havia primordialmente, um único Orixa, Olorum ou Olodumaré, e este foi o pai de Obatalá, responsável pela criação do mundo, e de todas as coisas que nele habitam, Obatalá tem o poder de criar tudo o que imagina.

- Segundo as Religiões Monoteístas:

A teoria da criação das três principais religiões monoteísta, o cristianismo, o judaísmo e o islamismo, encontram-se no 1 e no segundo versículo do livro Gênesis da Bíblia Sagrada, no entanto, existem duas interpretações advindas deste livro:
- Teoria do mundo recente: Onde acredita-se que a criação tenha acontecido em 6 dias literais de 24 horas, e o mundo portanto seja uma criação recente, e, desde o primórdio o homem o habita.
- Teoria do mundo antigo: Onde se acredita que a criação em 6 dias seja uma metáfora, pois o tempo de Deus não é o tempo do homem, então cada dia pode representar uma era completa, esta opinião, como veremos adiante, é menos conflitante com a visão científica.
No Corão, um dos livros sagrados dos islâmicos, existe uma passagem que diz que céu e terra eram comprimidos em um único átomo antes da criação, por isto esses acreditam não haver conflito entre a versão científica da criação e a religiosa.

- Origem Científica do Universo:

Segundo a ciência, toda a massa do Universo, inicialmente, concentrava-se em um único ponto, este, concentrava tamanha energia que explodiu, a aproximadamente 15 bilhões de anos, num momento chamado de Big Bang. Esta explosão teria espalhado a matéria (então gasosa, devido a altíssima temperatura) pelo universo. A lei da gravidade seria a responsável por unir essas moléculas em infinitas esferas gasosas, criando assim as estrelas e os planetas, a proximidade destes definiria as galáxias. Conforme essas massas gasosas esfriam as moléculas se solidificam formando os diversos planetas.
O planeta terra teria começado a se formar a 4,6 bilhões de anos. Seu movimento de rotação colaborando para o resfriamento deste. As moléculas se disporiam de acordo com sua densidade, as de maior densidade concentrando-se mais ao centro, enquanto que as de menor densidade mais externamente, e, elas seguiriam mudando de estado físico de acordo com seus respectivos pontos de liquidificação e solidificação. Acontece que os mais externos esfriam com mais rapidez, formando assim uma camada sólida, conhecida como crosta terrestre, que impede os metais pesados do centro de perderem calor, mantendo estes líquidos. As reações químicas, conhecidas como intempéries teriam causado tempestades e fenômenos químicos que resultaram no dilúvio que formou os oceanos e mares, e, nas primeiras proteínas que teriam evoluído para as diferentes formas de vida.

PS- Este é um tema muito delicado, e sempre aparecerão complementos e críticas. Temos de lembrar sempre que  existe uma coisa mais importante que qualquer teoria e ideologia: o respeito às demais teorias e ideologias. Salam aleico.

Nenhum comentário: