Fatores de influência do clima (continuação)
Urbanização – Conforme as cidades desenvolvem-se, os centros das cidades tendem a ficar mais quentes que a região que as cerca, em um fenômeno conhecido como “ilha de calor”. Isso acontece porque nas áreas urbanizadas a área verde é diminuta, muitas vezes os rios são canalizados, as ruas são asfaltadas e a emissão de gás carbônico é maior.
Os principais grupos climáticos
Cada região específica possui um clima específico, mas estes climas específicos fazem parte de climas mais gerais, que serão expostas a seguir.
Polar – Clima vigente nas regiões polares do mundo. Caracterizado por baixíssimas temperaturas, nunca chegando a temperaturas superiores a 0°C.
Temperado e Continental – Climas próximos às áreas glaciais, vigente principalmente no hemisfério norte ao norte do trópico de capricórnio e no interior dos continentes. Costuma apresentar temperaturas baixas.
Sub-Tropical – Clima comumente encontrado próximo aos trópicos entre as linhas tropicais e glaciais. Suas temperaturas médias nunca são inferiores a 0°C não obstante nunca são superiores a 20°C.
Tropical – Clima dos trópicos. Não apresenta grandes variações de temperatura, o que faz com que a temperatura média esteja sempre superior a 18°C inclusive no inverno.
Equatorial – Clima das regiões próximas ao equador. Tem a característica de serem sempre quentes, e todas as estações do ano são chuvosas.
Árido – Este clima manifesta-se principalmente próximo as linhas dos trópicos apesar de não existir uma regra que defina isto. Caracteriza-se por devido a falta de umidade e escassa vegetação atingir temperaturas altas durante o dia e frias durante a noite
Semi-árido – Apresenta características próximas ao clima árido, no entanto mais brandamente.
Classificação de Koppen-Geiger
A classificação climática desenvolvida pelo alemão Koppen no início de século XX, detalha os tipos climáticos com características bem específicas.
Em sua classificação, primeiramente o clima é divido em grandes grupos simbolizados com letras maiúsculas. A segunda letra indicando um tipo climático. A terceira letra indicando um subtipo, detalhando assim o clima.
PS- Você acessou esta página? Comente, sua opinião é muito importante! Salam.
Um comentário:
Adorei completamente o blog, estou estudando para o vestibular e está me ajudando muito. Sem falar que adoro geografia e o material está muito bem explicado. Parabéns ao blog que estás fazendo, continue assim :)
Postar um comentário