quarta-feira, 16 de junho de 2010

Aula 7 – Leitura de Gráficos e mapas de relevo

Os mapas e gráficos do relevo

Quando se mapeia uma região, é necessário que possa ser entendido enquanto informação neste mapa o relevo da região.
Tomando por exemplo, os primeiros portugueses vindos do litoral que adentraram o interior de São Paulo, tiveram de superar diversos obstáculos naturais advindos das diferentes formas de relevo. Para que os próximos a realizar este percurso não tivessem que superar exatamente os mesmo obstáculos fizeram-se mapas mais detalhados, que incluíam as fragmentações do relevo, e o caminho mais suave a ser feito. Esta é apenas uma figuração da necessidade de mapas específicos onde podemos identificar o relevo.

Mapa Físico

Em um mapa físico o objetivo principal é mostrar as formas do relevo da região representada, não ficando este preso as suas unidades políticas e ou administrativas.
As cores chamadas de “cores quentes”, vermelho, marrom, amarelo e laranja, são utilizadas para representar as áreas mais elevadas, enquanto que os tons de verde são utilizados para representar as regiões com altitudes próximas a do nível do mar, sendo as de verde mais claro, regiões acima do nível do mar e verde escuro regiões abaixo do nível do mar.



Carta Topográfica

Em uma carta topográfica, o único objetivo é esclarecer e mostrar de forma muito clara o relevo da região representada. Para isso são utilizadas curvas de nível. Cada curva de nível é uma linha imaginária que passará por todas as regiões do mapa de mesma altura, a altitude que representará cada uma destas curvas de nível varia de acordo com os objetivos do mapa. Logo abaixo da curva de nível aparecerá a altura que ela representa, ou um símbolo que estará esclarecido pela legenda.

Relevo visualizado em Perfil com níveis de altitude:


Relevo visualizado em Mapa em curvas de nível:


PS- Existem diversas formas diferentes de representar o relevo de uma região, as formas apresentadas são apenas as mais comuns. Salam

Nenhum comentário: