quarta-feira, 9 de junho de 2010

Aula 3 – Paralelos e Meridianos, Latitude e Longitude, e, Fusos Horários.

Paralelos e Meridianos

Os paralelos, e, os Meridianos, são linhas imaginárias traçadas pelo homem para facilitar a sua localização em relação ao mundo.
Os paralelos mais conhecidos são: A linha do equador, que divide o mundo em Norte e Sul, os trópicos de Capricórnio e Câncer, e, os círculos polares Ártico e Antártico.
Os dois principais Meridianos são: o meridiano de Greenwich, que divide o mundo em Oriental e Ocidental; e a Linha Internacional da Data marcando a longitude de 180°.



Podemos observar através deste mapa que o Meridiano com a inscrição O° é o Meridiano de Greenwich, e o Paralelo 0° é a Linha do Equador. Neste sistema, adota-se os pontos colaterais com as iniciais em Inglês, sendo o Norte – N de North, o Sul – S de South, o Leste – E de East, e por fim o Oeste – W de West



Latitude e Longitude

São conceitos de localização geográfica, longitude indicado a posição horizontal de um ponto, enquanto a latitude indica a posição vertical de um ponto, completando juntamente com os pontos cardeais o sistema de localização.

Fusos Horários

Conforme o mundo uniu-se, a necessidade da criação de um sistema de conversão entre os horários, para que os diferentes países funcionassem em sintonia resultou nos fusos-horários. Observe o mapa abaixo.



Perceba os números abaixo do mapa, eles significam que o Meridiano de Greenwich indica o horário central, para saber o horário dos países à direita, soma-se uma hora para cada fuso-horário, que equivale a 15°, para saber o horário dos países à esquerda, subtraí-se uma hora para cada fuso horário. Próximo às longitudes de 180° encontramos a linha internacional da data, isso significa que os países a leste dela ficam com um dia de vantagem aos que se situam a oeste.

PS- Obrigado por sua visita, qualquer informação adicional, comente, os posts estão sujeitos a aprimoramentos! O objetivo do blog é difundir conhecimentos! Salam.

11 comentários:

Anônimo disse...

Oii! Obrigada pelo post ! Ajudou bastante, e de forma simples e completa !

Anônimo disse...

GOSTEI DEMAIS DO BLOG... ACHEI QUE IA FICAR PERDIDO REVENDO MATÉRIA...VALEU BURITI...
ABRAÇÃO, MARINHO.

mylena sousa disse...

ola ameiiiiiiiiiiiiiiii essa pagina ela e mt cheia de novidades,bjs

Anônimo disse...

Muito interessante, só falta colocar latitude de 0º a 90º - hemisferios Note e Sul e Longitude de 0º a 180º - hemisferios leste e oeste.
Obrigado!!!

Anônimo disse...

gostei muito desse blog,pois me ajudou a tirar muitas dúvidas!!!!luanderson

Anônimo disse...

Muito bom o site, simples e direto! Parabéns!

Anônimo disse...

ola meu nome e jaiane e estou na quinta serie e começei a estudar isso agora pouca como faço para definir longitudes e lagitudes

Anônimo disse...

site lixo >:(

Anônimo disse...

Gostei muito do site, porém poderia ser incremento algumas informações. Obrigada! ;)

Anônimo disse...

legal . mais como faz para calcular e saber se é norte sul leste ou oeste ?

Rodrigo disse...

Ola!!Sou o Rodrigo esse sita me judou muuuito em um apesquisa escolar ,valeu!!!!!!